avaliacao

Inovação na Educação: Métodos Avaliativos

As escolas utilizam um método de avaliação que define o aluno como uma nota em número ou em letra, o que muitas vezes não é o suficiente para definir a capacidade de um aluno e ele por sua vez pode acabar se sentindo inferior aos outros alunos por não obter boas notas. No mundo da educação, o método de avaliação sempre é um tópico de discussão, pois é quase impossível alcançar um método perfeito que funcione a todos igualmente, então porque não utilizar métodos individuais? Veja só!

Um dos métodos mais eficazes são as apresentações, se forem feitas individualmente, o aluno tem a chance de pesquisar e aprender sobre o tema, e ainda transmitir para os outros alunos e para o professos, dessa forma ele ensina outros alunos e ainda aprende com isso. Apresentações em grupo, apesar do conteúdo ser dividido e muitas vezes os alunos não aprenderem tudo sobre o tema, ainda é uma boa experiência de trabalho em grupo.

A autoavaliação é uma forma de incentivar o senso crítico tanto de si mesmo quanto do ambiente ao redor ao qual o aluno está envolvido. Eles podem opinar sobre o conteúdo ensinado, e dizer o que ele entendeu bem e o que ficou em dúvida, e assim é possível utilizar esses pontos para melhorar a qualidade do ensino.

Uma outra forma de avaliação inovadora, é a avaliação entre os alunos. Tendo trabalhos de todos os alunos você pode passar esse trabalho para que os colegas avaliem, e dessa forma entendam a importância e a dificuldade desse processo. É necessário muitas vezes o auxílio do professor, estimulando o senso crítico e o trabalho em grupo.

Essas são apenas algumas das formas de avaliações não convencionais que já estão sendo aplicadas em algumas instituições de ensino do mundo. Tem alguma outra sugestão de avaliação? Deixe aqui nos comentários!

Até a próxima pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *