eja

A Importância do EJA Para o Brasil

Já vimos que a educação no Brasil é precária e não atinge toda a população como gostaríamos que atingisse, além de que não há igualdade entre a educação aplicada em diferentes regiões do país. Uma das formas encontradas para driblar a desigualdade educacional é com o projeto EJA, Educação para Jovens e Adultos, ele é destinado a pessoas que não tiverem oportunidade de frequentar a escola no tempo definido, permitindo que retornem a estudar.

Ele é muito importante pois muda a vida de pessoas que não puderam estudar por qualquer motivo que seja, uma formação leva as pessoas a obterem sucesso profissional, tendo cargos que pagam melhor e até mesmo entrando em áreas de pesquisa e universidades. Além disso, não é necessário cursar tudo de novo, é possível retornar de onde paro, diminuindo o tempo de conclusão para se formar.

Geralmente, os cursos EJA são aplicados em períodos contrários aqueles oferecidos as pessoas que estão na idade de estudar, as inscrições são definidas pela secretaria de educação de cada estado, assim como os documentos necessários para matriculas.

Nesse ambiente, o educador tem um papel de extrema importância que vai muito além de ensinar, ele precisa mostrar a essas pessoas que não tem nada de errado ou vergonhoso voltar a estudar fora da época. Além de mostrar o valor e os caminhos que estudar e ter uma formação abre na vida.

Concluindo, o projeto EJA abre portas as pessoas de conseguirem uma vida melhor, é uma das formas de combater a desigualdade no país, principalmente causado pela pobreza. Outros programas desde então, vem sendo implementados para ajudar jovens e adultos que estão estudando e precisa complementar a renda da família, como por exemplo, o Jovem Aprendiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *